MADEIRA DO BAÚ
Com 10 anos já brincava de fazer carrinhos de madeira e tudo era feito a serrote e facão, saiam peças que a mente inspirava e as brincadeiras exigiam, utilizava materiais encontrados na cidade...caixas, molas, rolamentos e outros objetos recicláveis.Depois de muitos anos, após criar vários móveis personalizados para nossa casa em Curitiba, utilizando madeiras de lei e mdf, me espelhei nas famílias Menegaz e Fiorentin ,que contam com ótimos marceneiros, para criar a Madeira do Baú.
A Madeira do Baú pretende fazer a diferença na vida de outras pessoas, lares, amantes da natureza, da arte, da cultura e artesanato. Ela nasceu de um desejo de valorizar madeiras que seriam descartadas, mesclando com outros materiais recicláveis, tipo ferro, para criar peças únicas, auxiliando assim na preservação da natureza, criando objetos sustentáveis, para serem usados como decoração em vários ambientes.
As obras criadas pela Madeira do Baú seguem um modelo determinado especialmente pelo estado físico da madeira que é coletada, dando características rústicas, belas, confeccionadas pela chuva, sol, vento, água e desgastes normais ocorridos pelo uso anterior da madeira.
As Madeiras coletadas foram extraídas da natureza entre 20 a 60 anos atrás, tiveram sua utilidade, viajaram, ouviram coisas que só as paredes tem direito de ouvir e após anos de serventia, ainda persistem, insistindo em se tornar arte. Essa é a filosofia da Madeira do Baú, arte, reciclagem, sustentabilidade, combate ao desmatamento ilegal para a produçao de peças de decoração.
Trabalhamos também com a personalização de alguns produtos, painéis e bancadas, que são criados no tamanho e madeira desejados pelo cliente.
Sou um apaixonado por tipos de madeira, especialmente Peroba Rosa, Roxinho, Carvalho, Cedro Rosa, Imbuia, Jequetibá, Jatobá, Jacarandá, Angico, Pìnheiro, Ipê, Itauba, Tauari, Cumaru, Angelim, Eucalipto, Plátano, Canela , Garapeira...(ufa..mais de 5 mil espécies), suas cores, cheiros, desenhos e energia.
Espero que tenham uma boa navegação, que gostem dos produtos, ficamos abertos a opiniões construtivas.
Cleber Luiz Fiorentin